Geraldo da Câmara Barro

26/09/2011

Geraldo da Câmara Barro

Seu Geraldinho é figura fácil nas corridas e superá-lo virou desafio para grupo de atletas.
Geraldo Da Camara Barro
Vitalidade: Corredor de 69 é inspiração para os mais jovens.

Ele tem pouco mais de 1,60m de altura, 69 anos e aproximadamente 55 quilos. O esporte preferido é a corrida de rua e o objetivo nas provas que disputa são, simplesmente, chegar ao final em boas condições. Esse é o perfil do aposentado Geraldo da Câmara Barros, o conhecido Seu Geraldinho, figura de sorriso fácil que é visto com frequência nas provas de rua do Rio Grande do Norte. O que poderia ser apenas um idoso adepto da prática esportiva é, na verdade, o principal estímulo para o treinamento de um grupo de aproximadamente 30 corredores. E engana-se quem acha que a motivação é o de seguir praticando a corrida de rua para ter saúde no futuro. O objetivo dos corredores é, na verdade, superar Seu Geraldinho. Porém, a tarefa não é fácil e chegar à frente do corredor de 69 anos é motivo de orgulho para os poucos que conseguem. Na Meia Maratona de Natal, os competidores terão mais uma chance de superar o simpático idoso de barba branca, óculos de armação grossa e disposição para dar inveja a muitos jovens de 20 anos.

contrário do que podem pensar as pessoas que vêem um idoso de 69 anos completando 21km em 2h05, Seu Geraldinho não foi sempre uma pessoa que se dedicou às corridas. Ele era frequentador assíduo de festas, jogava baralho e bebia com quase que diariamente, "mas não era alcoólatra", faz questão de ressaltar. A única atividade física que se permitia fazer era o futebol com os amigos, mesmo assim, sem muitas regras para a preparação. "Era só brincadeira. Jogava ate de ressaca e não tinha nenhum problema", relembra Seu Geraldinho. Foi apenas no dia 23 de agosto de 1986, quando tinha 44 anos, que resolveu mudar de vida e se deixou contaminar pelo que chama de "vírus da corrida".

Seu Geraldinho era funcionário público e trabalhava cedido para despachos administrativos na área militar. Dois dias antes da data em que é comemorado o dia do soldado (25 de agosto), seria realizada a tradicional Corrida dos Soldados. Como era ele mesmo quem fazia as inscrições, Seu Geraldinho colocou o próprio nome na disputa e resolveu participar. Desde então, largou a bebida, deu um tempo no futebol e já se vão 25 anos, com exatas 362 corridas no currículo, que Seu Geraldinho se dedica ao seu maior lazer. "Hoje, meu único vício é correr. É o meu divertimento participar de corridas e treinar", disse o corredor.

Um grupo de amigos que também participa com frequência das corridas de rua em Natal começou a acompanhar os passos de Seu Geraldinho nas disputas. Eles notaram que, apesar de terem entre 30 e 40 anos, ninguém chegava à frente do senhor barbudo, franzino e que tinha 69 anos. Foi então que começou a disputa entre eles: quem vai superar Seu Geraldinho? Chegar à frente do corredor passou a ser o principal objetivo do grupo que, com bom-humor, zombam um dos outros por não conseguirem ter marcas melhores do que as do idoso, que cumpre 10km em aproximadamente 50 minutos e 21km em pouco mais de 2 horas. A principal "vítima" de Seu Geraldinho é o contador Humberto Júnior, que tem 34 anos, 35 a menos que seu "adversário".

Correndo desde 2009, Humberto Júnior brinca ao dizer que Seu Geraldinho é um carma na vida dele. O contador treina com um grupo duas vezes por semana e disse que, com o passar do tempo, vem conseguindo chegar mais perto dos tempos de Seu Geraldinho. Contudo, uma vez ele tentou acompanhar lado a lado o idoso em uma das provas e se arrependeu. "Eu pensava que ele, com aquele corpinho pequeno, passinho curto, não iria se distanciar muito. Grande engano. Fiquei quase 3km atrás dele", lamentou. Ele já conseguiu chegar uma vez à frente do algoz, durante uma corrida noturna. No entanto, Humberto admite que o fato foi atípico. "Cheguei 40 segundo à frente. Fiz festa, bati fotos rindo do Seu Geraldinho, pensei até em fazer uma camisa. Mas na outra corrida, uma semana depois, parece que ele veio com raiva e me deixou pra trás. Cheguei 12'10'' atrás dele", relatou Humberto Júnior.

A "perseguição" é levada na brincadeira por Seu Geraldinho. Ele, que se tornou amigo de vários participantes do grupo de corrida de Humberto Júnior, acredita que seu jeito extrovertido e humilde o ajuda a fazer amigos durante as provas, e ele não teme que os jovens possam superá-lo algum dia. No entanto, o corredor garante que segue com os treinamentos e, principalmente, acompanhamento médico constante para que possa continuar disputando corridas de rua por muito tempo. "Eu não me preocupo que eles ganhem de mim, levo tudo na brincadeira. Eu corro só para completar as provas e por prazer mesmo. Mas continuo me cuidando, porque depois do 50 não dá pra brincar, né?", disse o corredor.

Na Meia Maratona de Natal, Seu Geraldinho e seu grupo de perseguidores são presenças confirmadas. Todos já participaram da prova e, nesse ano, os jovens apostam nas condições climáticas para vencer Seu Geraldinho. "Hoje a prova vai ser no fim da tarde, e isso é ainda melhor para nós. Acho que tenho chance de ganhar. Vou torcer para o vento continuar forte como está e, como ele pesa uns 40 quilos a menos que eu, pode sentir mais dificuldade. Assim eu espero", brincou Humberto Júnior.

Natal receberá grupos de corredores

A Meia Maratona de Natal vai contar com presença maciça de corredores de outros estados. De acordo com o diretor da Unika Eventos, Karlley Pondofe, diversos grupos já confirmaram a presença e procederam as inscrições para a prova. São pessoas que vêm, principalmente, dos estados vizinhos e que encaram a prova como um momento de diversão. "Serão vários ônibus e grupos que vão chegar para a prova e também para aproveitar o fim de semana em Natal. Assim como nos anos anteriores, estamos abertos para recebê-los", disse Pondofe.

Segundo o idealizador da prova, o sucesso das edições anteriores da provas e os atrativos turísticos de Natal contribuem para que os corredores de outros estados que já participaram da prova retornem anualmente à capital potiguar. Porém, Karlley Pondofe diz que é necessário planejamento por parte dos grupos que vêm de outros estados e até os de Natal. "Como oferecemos algumas tendas para os grupos, onde eles podem levar a própria estrutura, além da que já é oferecida pela organização, é sempre bom se organizar com antecedência", aconselha.

As inscrições para a Meia Maratona de Natal seguem abertas através do www.tribunadonorte.com.br/maratona. O custo é de R$ 35 por participante e o limite é de seis mil competidores.

*Academia Wall Street Fitness Estudante Para Meia Em Qualquer Atividade B
*Exceto Krav Magá.
Estudante paga meia, meia entrada.

Na academia estudante paga meia, basta apresentar comprovante de matricula de qualquer escola, faculdade etc.
ESTUDANTE PAGA MEIA.
*50% de desconto em qualquer modalidade.
*exceto Krav Magá.

- 01 AVALIAÇÃO FÍSICA GRÁTIS
- 02 Não cobramos matricula.
- 03 Não cobramos carteirinha.
- 04 Novos alunos ganham um semana de graça.
- 05 INDIQUE UM ALUNO E GANHE UMA MENSALIDADE, DOIS ALUNO DUAS MENSALIDADES, ETC

TODOS ALUNOS DA ACADEMIA TEM DIREITO:
Avaliação física grátis.

Academia Wall Street Fitness Programa Corporativo Para Empresas Afiliadas

Quer Ganhar Um Mes Academia 100 Gratis

QUER GANHAR UM MÊS DE ACADEMIA 100% GRÁTIS?

Indique um novo aluno e não pague mensalidade.

A pessoa que indicar um novo aluno para malhar na academia, ganha uma mensalidade.
Se o aluno indicado pagar 6 meses, quem fez a indicação ganha mais uma mensalidade = dois meses.
Este credito pode ser usado para qualquer modalidade e para qualquer época do ano.

Promoção valida para qualquer atividade.

Quer ganha de 6 meses a 1 ano de academia grátis
Quer Ganha 6 Meses A Um Ano Academia Gratis
01) Indique uma família para comprar um título remido familiar e ganhe 1 ano de academia.
02) Indique um aluno para comprar um título remido individual e ganhe 6 meses de academia.
Valor Titulo Remido Wall Street

ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br

PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

Visa
Malhe e pague com cartões Visa e Mastercard.


Mapa Wall
DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.
Satisfacao Garantida

malhação, malhando, Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Wall Street fitness Ginástica Lutas Atividades Spinning Academia de Taekwondo conveniados Corporativos com academia plano Semestral com academia academia barata em BH Especial Full Contact Yoga Pilates Krav Magá Kick Boxing BH Performance fitness Artes Marciais Academia de BH Yoga em Belo Horizonte Notícias de academia Kung Fu Horários de academia Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Ginástica laboral Lutas Atividades Spinning em Belo Horizonte Yoga em Belo Horizonte Pilates em Belo Horizonte Krav Magá em Belo Horizonte Kick Boxing em Belo Horizonte Artes Marciais em Belo Horizonte Kung Fu em Belo Horizonte defesa pessoal em Belo Horizonte Academia de Taekwondo em Belo Horizonte.
Jiu-Jitsu Academy Bodybuilding Fitness Gym Fitness Wall Street Struggles Activities Spinning Academy of Taekwondo have agreements with Corporate Plan Semester academy academy academy with cheap BH Special Full Contact Krav Maga Yoga Pilates Kick Boxing Performance BH Fitness BH Martial Arts Academy of Yoga in Belo Horizonte News Academy of Kung Fu Academy Academy Schedules Bodybuilding Fitness Jiu-Jitsu Gym Fights Activities Spinning work in Belo Horizonte in Belo Horizonte Yoga Pilates Krav Maga in Belo Horizonte in Belo Horizonte in Belo Horizonte Kick Boxing Martial Arts Kung Fu in Belo Horizonte in Belo Horizonte defense staff in Belo Horizonte Academy of Taekwondo in Belo Horizonte, Gatorade isotônico, Adidas

GATORADE
Gatorade Logo Marca
ADIDAS
Adidas Logo Marca

Tags da Academia