VO2 Máximo é a quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física

22/11/2009

VO2 Máximo é a quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física

Vo2 Maximo
Por Cesar Candido dos Santos

Entenda como é medido o limiar e qual sua real importância para o desempenho de um corredor.

Não é de hoje que se ouve falar que a corrida atrai muitos adeptos por ser um dos esportes mais simples de ser praticado, afinal, só é preciso um tênis, um calção e uma camiseta para realizar o exercício. Mas basta o corredor dar suas primeiras passadas para perceber que existe um mundo muito mais amplo que cerca esta atividade física, repleto de nomenclaturas e palavras que são habituais para os atletas mais experientes, mas podem confundir a cabeça dos iniciantes, e entre elas está o VO2 Máx.

“VO2 Máx. é a quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física. Este limiar é obtido por um exame ergoespirométrico e pode variar de acordo com a atividade física. Se medirmos o VO2 Máx. de uma pessoa em uma esteira e em uma bicicleta ergométrica, com certeza o valor será diferente”, explica Paulo Correia, fisiologista do exercício da Unifesp, que afirma que o VO2 Máx. é uma medida individual, e não deve ser usada para comparar o desempenho de dois atletas.

“O limiar não é um parâmetro de desempenho. Não é porque uma pessoa tem o consumo maior de oxigênio que ela vai correr mais que outra. Às vezes, a pessoa possui um VO2 Máx. mais alto porque tem dificuldade e se esforça mais para fazer a atividade física, mas não quer dizer que ela é mais rápida. O exame só se torna realmente interessante quando um corredor o realiza de tempos em tempos e compara sua própria evolução”, diz Correia.

Para que serve?
Conhecer o VO2 Máx. é muito importante na hora de um atleta iniciar sua preparação, como explica Rodrigo Pereira, diretor técnico da assessoria esportiva Rodrigo Pereira Saúde Performance e do programa Qualivida da Capemisa.

“Com a avaliação do VO2 Máx., conhecemos melhor o atleta e temos uma maior precisão na hora de prescrever um programa de treinos. Além disso, fica mais fácil para trabalhar dentro de um dos mais importantes princípios do treinamento, o da individualidade”, diz o treinador, que explica que os treinos intervalados são os que mais contribuem para o aumento do limiar de um corredor. “Para aumentar o VO2 Máx. de uma pessoa, é preciso realizar trabalhos com tiros longos, de 1.400, 1.600 ou 1.800 metros, isso fará com que a capacidade do atleta melhore”, orienta Pereira.

O cálculo
A forma mais precisa para saber qual é o VO2 Máx. é utilizar um analisador de gases, normalmente encontrado em laboratórios, clínicas de medicina esportiva e academias. O atleta corre alguns minutos na esteira com uma máscara e o aparelho mede o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.

Mas também é possível saber o limiar por meio do teste de Cooper, em que o corredor deve percorrer em 12 minutos a distância máxima que puder. Após isso, se pega a distância em metros, a subtrai de 504,1 e divide por 44,9. O valor total é o VO2 Máx.

“Vale lembrar que quanto mais dificuldade para realizar uma atividade física mais energia será necessária. Muitas vezes, o valor obtido em um exame para o VO2 Máx. não significa desempenho, mas sim empenho”, alerta o fisiologista Paulo Correia.

DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes
Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
bodyticket.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Mapa Wall
Visa
Malhe e pague com cartões Visa.
Satisfacao Garantida
Valor Titulo Remido Wall Street

Tags da Academia